segunda-feira, 13 de junho de 2011

Texto da Lolo para o Jornal o Dia, do último fim de semana!

Créditos: Site Lolo Perisse

Por um fio

Essa semana eu quase enlouqueci quando pretendia realizar a simples tarefa de passar as fotos da minha câmera para o meu computador. Fui procurar tal cabo necessário pra essa função e me deparei com uma caixa lotada de fios: do iPod, da câmera de vídeo, da câmera de fotohrafia, do carregador do celular (vááááááários... cada firma tem uma droga de modelo diferente, um verdadeiro inferno!), do carregador do laptop, do fone de ouvidos, do carregador do DS, fora alguns de que nem me lembrava para que serviriam... Enfim, olhei para aquilo tudo tentando achar qual eu procurava e fiquei pensando como a nossa vida está por um fio.
Eu assumo que realmente não consigo ter esta percepção rápida e lógica ao lidar com eles, meu negócio é na tentativa e erro. Uma hora eu acerto (ou um dia...)!

Alguns anos atrás, não muito, as “necessidades” eram menores e por isso não tínhamos esse excesso de opções. Dava pra conviver pacificamente com os fios da casa. E com as tomadas, é claro. Existiam poucas, mas davam pro gasto. Hoje preciso dicar atenta porque, vez por outra, tem um celular carregando no chão a um passo (literalmente) de ser destruído. Bom, a minha esperança é de que no futuro vão criar eletrodomésticos que não descarregue ou então sem fio, né? Sim, porque quando olho para baixo da minha mesa e vejo fios do computador, do telefone, do ventilador, do abajur... Da TV, vejo sair DVD, Wii, Playstation... Minha cabeça dá um nó.
Por enquanto, parece a intenção é complicar mesmo. Por exemplo, para que o tal novo padrão das tomadas brasileiras que criou a “tomada-jabuticaba”, aquela que só existe no Brasil, assim como a fruta?! E, pior, os tais plugues com terceiro pino para aterramento que exigem uma tomada do novo modelo, mesmo que o local tenha instalação aterrada? Já vi que meu destino vai ser comprar quilos de adaptadores! Aliás, gostaria muito de saber quem lucrou (e quanto) com essa nova medida tomada...

Sei, não... Essa tecnologia toda confunde os fios, digo, os neurônios da minha cabeça! Qualquer hora vai dar curto-circuito! É por isso que, vez por outra, sou dada a uma certa nostalgia. Só quero lápis, papel e mais nada! Mas aí lembro que nós também precisamos evoluir (e não estou falando espiritualmente...). Não dá para parra no tempo quando tudo se conecta à nossa volta.
O que não qer dizer, reitero, que acredito haver um excesso de fios na atual fase! Torço para a ciência descobri logo alternativas facilitadoras para a nossa rotina. USB, três pinos, tomada americana... Tudo isso é meio grego para mim, preferia que me dissessem:

- É só apertar o botão, não tem mais que ligar em lugar algum. Isso é passado. Agora o ar dá conta da transmissão! É tudo “uairelessi”!

Sei que estou falando besteira, mas uma mágica dessas bem que resolveria boa parte das nossas tarefas! Precisamos facilitar as coisas! Já temos que selecionar, direcionar, ligar e desligar os fios das nossas próprias vidas. Portanto, estou apostando no futuro para me dar uma mãozinha e não me fazer perder o fio da meada!

Boa semana para todo mundo!
Já não basta acerto, conduzir e desatar os nós dos fios de nossas vidas, ainda temos que dar conta dos nós desse emaranhado do nosso dia a dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário