sábado, 26 de março de 2011

Ingrid Guimarães de volta às noites de domingo


Ingrid Guimarães, Fernando Ceylão e Stênio Garcia em 'Batendo Ponto': humor nas noites de domingo

“Escrevam aí que serão 12 episódios, porque se forem 13 todo mundo vai dizer que foi um grande sucesso. Se vocês da imprensa souberem que me encomendaram 14, mas só 13 foram ao ar, vão dizer que foi um fracasso”, brincou o diretor José Lavigne
A dupla Ingrid Guimarães e Paulo Cursino está de volta às noites de domingo da programação da Globo. A atriz e o autor que estiveram juntos nas quatro temporadas deSob Nova Direção, e que no final de 2010 estreou o filmeDe Pernas Pro Ar, visto por mais de 3,5 milhões de espectadores, conseguiu emplacar a primeira temporada do seriado Batendo Ponto. Os resultados do especial exibido em dezembro, que marcou 27 pontos de audiência, fizeram a emissora cogitar a atração para ocupar a cobiçada vaga das noites de terça-feira, aberta pela extinção do humorístico Casseta & Planeta.Apesar da empolgação da alta direção da casa, o diretor José Lavigne sabe que, atualmente, sustentar a boa audiência é uma missão complexa. “Escrevam aí que serão 12 episódios, porque se forem 13 todo mundo vai dizer que foi um grande sucesso. Se vocês da imprensa souberem que me encomendaram 14, mas só 13 foram ao ar, vão dizer que foi um fracasso”, brincou Lavigne, esclarecendo que para a primeira temporada serão mesmo 14 capítulos.

Para chegar à fórmula ideal e evitar surpresas desagradáveis – como a que abreviou a vida da série Aline – Cursino e Lavigne tiveram que ‘lavar muita roupa suja’. Segundo o próprio diretor, os dois se estranharam nas primeiras reuniões para definir a linha de trabalho de Batendo Ponto.

“Brigamos muito no início do programa, saiu fumaça. Mas como nós brigávamos pelo melhor, descobrimos coisas em comum. Agora estamos em pura sintonia. É uma parceria maravilhosa”, diz Lavigne. Mais tímido, Cursino dá sua versão. “Humor é afinação. Apesar de sermos de gerações bem distintas, temos a mesma sintonia”, diz, afirmando que “Lavigne é um diretor de comédia por essência, gosta de uma boa piada”.

É uma certa falta de pretensão de chegar à anedota que pode fazer Batendo Ponto cair na boca do povo. O plano dos produtores é promover uma aproximação baseada na afinidade do roteiro com a vida cotidiana do espectador. “Queria que o brasileiro começasse a sua semana difícil de trabalho repetindo as piadas do programa, porque as situações da série serão parecidas com as do escritório dele”, diz Lavigne. Batendo Ponto continuará contando a história dos funcionários da empresa de Colapax, como o puxa-saco que só aparenta mostrar serviço; o que se acha gênio não reconhecido; o que tem medo do desemprego; o veterano que torce para ser demitido para pegar uma boa indenização. “A gente não vai precisar mudar de tema. O universo do mundo corporativo é muito rico em situações cômicas”, lembra Cursino.

O autor adianta que nesta temporada alguns episódios ganharão cenas externas. “Vai ter a clássica cena do cabelinho molhado. Sabe aquele caso clássico, quando um casal vai ao motel na hora do almoço e a mulher volta de cabelo molhado?”, conta, referindo-se ao relacionamento às escondidas e entremeado por desconfianças intermináveis dos protagonistas.

O romance da secretária Val (Ingrid Guimarães) e do vendedor mais galanteador da empresa, Caíque (Alexandre Nero), promete ter uma reviravolta logo nos primeiros episódios. “Por incrível que pareça, este é o primeiro programa em que o homem quer um relacionamento sério e a mulher, não. É uma coisa que existe, mas ninguém fala porque não vende revista”, diz Ingrid Guimarães, aos risos.

Questionada sobre os motivos da rejeição de Val por Caíque, Ingrid consulta o autor: “Pode entregar?” pergunta, antes de responder. “Na verdade o personagem do Nero é um cara que já foi galinha, um ex-galinha. A Val cria uma filha sozinha, a adolescente Stephany (Isabela Dionísio), e não quer assumir a relação por insegurança, a vida dela é difícil, estressante”, revela a atriz.

Batendo Ponto ainda traz no elenco os veteranos atores Pedro Paulo Rangel, Stênio Garcia, Cláudia Melo, e os jovens Fernando Ceylão, Luís Miranda, Daniele Valente, Ícaro Silva, entre outros. A estréia, junto com a nova programação de 2011 da TV Globo, está marcada para 3 de abril, logo após a exibição do ‘Fantástico’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário